terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Doenças

É uma doença simples, de fácil tratamento, porém causa muito desconforto dor e até a morte do periquito. A Sarna se apresenta com placas escamosas de coloração amarelada, que se situam especialmente nas áreas sobre o bico, em torno do globo ocular e nas extremidades do bico e das patas, podendo ser levada também para a região da cloaca.
Seu tratamento é basicamente aplicações locais de medicamentos específicos, bastando para isto segurar o periquito com umas das mãos, e colocar sobre as regiões afetadas uma ligeira camada de pomada acaricida para pássaros, efetuando uma suave massagem para que se vá soltando as crostas e escamas onde se alojam os ácaros. Aplica-se pulverizações de inseticidas em spray ou pó, especialmente para pássaros.
É comum encontrar esta doença em periquitos que rolam de uma para outra gaiola suja em pequenos comércios de aves pela cidade. Em criadouros onde os pássaros são bem cuidados, desinfetados e desverminados periodicamente é muito raro vermos esta doença.
Quando encontro um periquito nestas condições indico o uso de SBP, inseticida doméstico a base de água. Após agitar o frasco, direciono o jato para bem próximo de um papel limpo e deixo formar uma massa líquida onde com o auxílio de um cotonete aplico esta substãncia sobre as partes afetadas. Esta indicação está presente em livros sobre criação de pássaros, é eficiente, e dependendo do caso resolve com duas ou três aplicações.

39 comentários:

  1. EU tenho um casal de piriquito australiano,
    e o macho fica muito na dele, tipo meio preguiçoso
    só vive engochinhado, será q ele é preguiçoso mesmo, ou pode ter alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se eu fosse vc eu levaria ele ao petshop para o veterinario examinar

      Excluir
  2. o meu periquito australiano femea, está com os orifícios da narina todos abertos, da impressao que ela está perdendo a estrutura óssea do nariz,
    o que eu faço ?? me ajude pf.

    m4n0_thiago@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. minha periquiro femea estava com o bico marron e derepente ela fico com o bico branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal, geralmente quando ela está com o bico marron é a época perfeita para reprodução

      Excluir
  4. tenho uma periquita australiana de 1 ano e meio, está perdendo peso, as fezes ficam grudadas na cloaca e vira o pescoço para o lado esquerdo o tempo todo.pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm tenho uma periquita que apresenta os mesmos sintomas. Hoje pela manhã eu tive que retirar com a mão, fezesque estavam grudadas na cloaca. Ela se ncontra muito fraca. Quase não come. o que devo fazer?

      Excluir
    2. Primeiro você deve compra vitaminas pra ela, e comprar uma pomada que se compra nos PetShop e passa diariamente nos ferimentos, das frutas para ela até que ela fique melhor ;)

      Excluir
    3. o meu também, fica virando a cabeça 180 graus!! não sei oq faço

      Excluir
  5. meu periquito femea esta com uma crosta amarela no bico e no olho esquerdo umas peninhas amareladas essa e a doença que vc mostrou ai em cima? E o macho com uma bolha rosada nos dois pés e com poucas penas ao redor do bico qual doença e essa e o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser sarna ! Você deve ir ao um petshop e tem um pomada especial para esse tipo de doença ! Essa pomada deve ser aplicada diariamente ;)

      Excluir
  6. meu periquito é macho. Só que a narina dele tem uma coisa tipo.....bolhas...eu não sei oque é isso, só que eu estou com medo.Isso esta contaminando a narina dele toda. Oque eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente você deve ir ao petshop e compar uma pomada pois isso pode ser sarna, deve ser aplicada diariamente, denro uma semana e meia já será curando

      Excluir
  7. Tinha um casal um verde com amarelo e preto que acredito ser o macho pois tem a parte do nariz meio arroxeado e um todo amarelo que acredito ser a femea,a tres dias o amarelo morreu bem no cantinho da gaiola,achei uns dias atras eles meio calados mais nao tanto que me fez preocupar,vi que ficarao algumas fezes moles como diarreia e outras normais,gostaria de saber o que aconteceu.Ja o que sobreviveu ficou bem mais calado nos dois primeiros dias e quando tirei o morto da gaiola ficou com a cabeça virada para onde estava o outro.Sera que o que sobrevivel tambem esta doente?Ele sobrevivera sozinho ja que sempre ficou em casal,ou posso colocar um outro no lugar?Se colocar outro no lugar nao irao brigar ou coisa parecida,tem que ser a mesma cor do outro ou pode ser outra cor?
    Desde ja agradeço!!!

    ResponderExcluir
  8. tenho um casal de australiano,a fêmea é bem mais jovem,o macho não lhe dá tréguas com o sexo...ela ficou com diarréia e ofegante (pneumonia?),tratei com sulfa sem resultado,com enrofloxacino sem resultados,coloquei uma tela pra separa-los pra ela se recuperar,dei pedialite soro, melhora por 2 dias e volta a diarréia,das frutas só aceita maçã-red,ela já botou 17 ovos,cada vez que ele atravessa a rede,ela bota por uns 3 dias,está muito fraca,recebe inalações todos os dias,mas não está resolvendo...estou dando Glicopan pra ela aguentar o tratamento,a diarréia já dura uns meses e traz a febre e o cansaço,ontem descobrí num blog outro remédio "Neo Sulmetina (sulfa e neomicina),procurei muito,não tinha nem na COBASI,achei no pet Laicão Lapa,comprei e ministrei 2 gts no bico,melhorou a diarréia,mas descobrí que tem uma "bola"mole e amarela na barriga perto do anus...acho que é um ovo que ela por fraqueza não conseguiu botar,pois numa destas atravessadas dele,cruzou com ela fraca pela diarréia,ela botou um dia no outro não e no outro sim,um ovinho mole ( o último),será esse o ovo do dia que não botou??...NÃO SEI MAIS O QUE FAZER,ME AJUDEM POR FAVOR ou ela vai morrer...o rabinho dela fica se movendo pra cima e pra baixo continuamente há dias,percebí que as inalações não lhe fazem resultados mais...está bem magrinha,mas ele trata dela no bico(quando quer), ela come maçã e bem pouquinha ração,as fezes estão verde-musgo com uma pinta branca do lado....antes erão sólidas junto com muita água,isso a desidratou muito...e só tá viva por causa do GLICOPAN energético, mas há uns 3 dias que grita quando a pego pra dar remédios ou soro,está com dor...quando ela fica na rede, ele vê a bolinha amarela e bate muito nela...desgraçado,estrupiou a pobrezinha ,agora doente por culpa dele ,ainda bate???........O QUE ELA TEM??? QUE REMÉDIO QUE COMPRO PRA ELA SARAR DAQUELA BOLA?? (INFECÇÃO??)...estou aflita e ela muito cansada dos rem'rdios PLEASE HELPH ME !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. meu periquito nao sabi mais voa mais a minha femea sabe sera que eles consegue reproduzi?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas se seu periquito for novo claro que ñ vai se reproduzir mas se tiver de 1 a 2 anos ai sim

      Excluir
  10. meu
    periquito esta com o bico muito grosso e nem forças ele tem para abrir as sementes , oque eu devor faser , pois a pouco tempo que eu o compleiem um aviario mas no entanto ele era saldavel..galera por favor me ajudem ...

    ResponderExcluir
  11. Bom dia !
    Tenho duas periquitas...uma delas estásem forçaspra ficar no poleiro.......asfezes ficam endurecidas e tenho sempre que fazer alimpeza......ela está comendo normalmente e bebendo água...coloquei vitamina em sua água....não sei o que fzer..me ajude por favor !

    ResponderExcluir
  12. meu periquito esta com uns caroços ao redor dos olhos,da narina e muito triste o que eu faço por favor me ajude eu ficarei muito grato por sua ajuda
    !!!!!!

    ResponderExcluir
  13. ola a minha pergunta e! minha femea de periquito australiano esta na epoca de reproduçao esta com o narizinho marrom bem forte e o macho com a narina bem azull mas hoje esatamente agora eu notei que ela esta bemm gorda e esta custando foar e ela esta sem nenhuma pena cobrindo o bum bum dela isso pode ser uma doença ou faz parte da reproduçao dela!!

    ResponderExcluir
  14. Olá, preciso de ajuda, tenho três casais de periquitos, e dois reproduzem normalmente, no entanto uma fêmea já está na 3º desova e todos seus filhotes nascem com um problema sua penagem na cresce regularmente e depois começam a perder as penas que nasceram. Se alguém puder me ajudar agradeço.

    edmar.b.muniz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. oi, bondia!tenho um periquito que ta com um caroço do lado da cloaca que parece ser de pus. o que devo fazer?
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi alguém respondeu sua pergunta por que a minha também está com o mesmo problema que a sua

      Excluir
  16. olá .. minha periquita está doente; não sei o que aconteceu é um casal mais a fêmea está com a cloaca bem enxada? ... o que eu faço

    ResponderExcluir
  17. A minha periquita também está bem gorda e com as fezes grudando na cloaca. Estou dando antibiótico prá ela (um gota, no bico). E está perdendo as penas, também, com o papo e a cloaca peladas. Do que se trata ? Alguém responde às consultas ou fica por isso mesmo ?

    ResponderExcluir
  18. meu piriquito tem no lugar de bico ele tem um tipo de unha que eu tenho que corta quiria saber ser ele vai morre

    ResponderExcluir
  19. tenho um casal de periquitos e minha femea esta com 3 filhotes e ninho esta com mt sujeira ,ela esta sem pena perto dos ohos e no papo o que é ?

    ResponderExcluir
  20. ganhei um perequito australiano onte mais parede que esta com diarreia

    ResponderExcluir
  21. mas eu posso usar o inseticida a base de água(SBP)no tratamento das escamações do ácaro nas patinhas do periquito,e não vai haver nenhuma intoxicação da ave pela inseticida?
    meu e-mail: le_ao_45@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Meu periquito está com um pelote na barriga...bem baixo...parece que está grávida. Alguém sabe o que é?

    ResponderExcluir
  23. Meu piqriquito está co. Uma caroço duro parece uma bola do lado o que pode ser

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho uma femfê de piriquito ela tá com uma massa próximo a cloacla queria saber se tem tratamento.

    ResponderExcluir
  25. Por favor mim ajudem e uma boa reprodutora essa piriquitos inglêsa tá com essa massa próximo a cloacla tipo um caroço não é duro queria saber se alguém pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  26. Meu periquito fêmea está com a respiração muito ofegante, e seu rabinho fica subindo e descendo o tempo todo , ela continua se alimentando normalmente não sei o q pode ser me ajudem por favor . Ela come muito e e bem gorda não sei se essa respiração rápida tem a ver com o peso dela

    ResponderExcluir
  27. Meu periquito está com um caroço ao lado do bico que não pára de crescer, não sei o que é e como resolver o problema. Pode me indicar algo? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  28. Casino Site 2021 | Live Casino UK
    At Casino Site 2021, you can play at your own risk with over 1,100 casino sites. You'll be able to enjoy online casino games from all over 카지노사이트luckclub the UK and worldwide. Rating: 9/10 · ‎Review by LuckyClub.live

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma periquita australiana fêmea e ela está com um caroço meio mole na barriguinha próximo do ânus ,esse caroço parece ser um ovo entalado lá mas não é,isso já tem meses que ela tá com esse caroço ,o que pode ser ??

    ResponderExcluir